Ampliação da rede de esgoto traz boas perspectivas para moradores da região norte de Teresina

As obras acontecem desde maio do ano passado e já beneficiaram mais de 60 mil pessoas.

“São muitos benefícios que, com certeza, irão melhorar a vida de todo mundo. Vamos ter um ambiente mais limpo, com as ruas livre das sujeiras vindas do esgoto a céu aberto e que também são focos de doenças, bem como causador de problemas entre os moradores”. Essas são as palavras da dona de casa Terezinha Gomes, que mora na Vila São Francisco, zona norte de Teresina, umas das regiões beneficiadas com as obras de ampliação da rede de esgotamento sanitário executadas pela concessionária Águas de Teresina. A moradora enfatiza, sorrindo, que as obras vão contribuir, inclusive, para eliminar as confusões entre vizinhos, causadas pela limpeza da sarjeta.

Teresina vem evoluindo de forma significativa nos últimos anos, saindo de 19% (em 2017) para os atuais 49% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto. As obras acontecem desde maio do ano passado e já beneficiaram mais de 60 mil pessoas. O objetivo é garantir o acesso ao serviço de esgotamento sanitário e assegurar mais saúde para os teresinenses, com a retirada dos esgotos a céu aberto, por exemplo. Com isso, uma prática antiga dos moradores de “limpar o esgoto” que passa na porta de casa, será eliminada, amenizando odores e focos de doenças.

Mais de 30 bairros já receberam os serviços na cidade, avançando o cenário de saneamento em Teresina e fortalecendo a meta de universalização dos serviços de esgoto estipulada pelo Marco Legal do Saneamento. As equipes da concessionária seguem com frentes de trabalho nas regiões dos bairros Centro, Vermelha, Três Andares, Macaúba, Itaperu, Nova Brasília, Mocambinho, Vila São Francisco e Pirajá.

A Avenida Maranhão é mais uma das várias frentes de trabalho que recebem obras para elevar a cobertura de coleta e tratamento de esgoto de Teresina. Atualmente, o canteiro está concentrado entre a rua Valdivino Tito e a Avenida Joaquim Ribeiro. Todas as vias que recebem as obras são sinalizadas durante a execução do serviço e trechos que requerem mais atenção, são avisados antecipadamente para que haja a programação necessária no trânsito.

Cronograma de ações até o dia 17 de fevereiro:

Canteiros de obras:

•    Centro
Avenidas: Maranhão (entre Avenida Joaquim Ribeiro e Rua Valdivino Tito), Miguel Rosa (entre as avenidas Higino Cunha, Joaquim Ribeiro e José dos Santos e Silva), Joaquim Ribeiro (entre as ruas Arêa Leão e Anísio de Abreu e entre as ruas Anísio de Abreu e Magalhães Filho).
Ruas: Arlindo Nogueira e Quintino Bocaiúva.

•     Vermelha:
Ruas: Riachuelo, Murilo Braga, Simplício Mendes, 21 de Abril, Henrique Dias e Gilbués.

•    Três Andares:
Rua: Paulistana

•    Macaúba:
Rua: Pio IX

•     Itaperu:
Ruas:  Rua Dezenove de Novembro e Castelo do Piauí

•    Nova Brasília:
Ruas:  Técnico Joaquim Soares e Djalma Tavares

•    Mocambinho:
Avenida Prefeito Freitas Neto
Ruas 4 e 5

•    Vila São Francisco:
Rua: Júlio Paiva

•    Pirajá
ETE Pirajá (Estação de Tratamento de Esgoto – ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto

Visitas socioambientais
•    Centro, Monte Castelo, Nossa Senhora das Graças, Piçarra, Macaúba, Itaperu, Mocambinho (Setor E), São Francisco, Vermelha e São Pedro.

Fonte: pi.gov.br

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário