A homenagem aconteceu nesta sexta-feira (24). O hospital da Pedra Mole, como é conhecido popularmente, foi idealizado em 1993 pelo padre já falecido Humberto Pietrogrand. A unidade de saúde é gerenciado pela Fundação Padre Antonio Dante Civiero, a FUNACI, funciona com atendimento 100 por cento pelo SUS e realiza cirurgias em quase todos os municípios do Piauí, destaca o presidente da Fundação Paulo Cruz.
O ex-prefeito de Teresina e ex-senador da República Elmano Ferrer estava entre as autoridades que foram prestigiar a homenagem na Câmara Municipal. Era ele o presidente da FUNACI na época da construção da unidade de saúde.
Quem também participou da homenagem da Câmara Municipal de Teresina ao Hospital São Carlos Borromeo foi o presidente da Federação das Santas Casas e Instituições Filantrópicas do Piauí, Joaquim Almeida. O advogado destaca a importância dos serviços do hospital homenageado e também do Hospital São Marcos, mas não poupa críticas a gestão do município que atrasa o repasse de recursos para as unidades de saúde.
A sessão solene na Câmara Municipal de Teresina para homenagear os 30 anos do Hospital São Carlos Borromeo foi proposta pelo vereador Leonardo Eulalio (PL).